Programação Informática

Bom dia, na aula de hoje demos início ao estudo da Programação e, para nos contextualizarmos um pouco dentro desta temática, vamos falar a seguir sobre alguns aspectos relacionados com a mesma.




1) Programação Informática é o processo pelo qual um programador escreve o código-fonte de um software. Este código indica ao programa informático o que é preciso ser feito e de que forma. 
A programação é feita através de algoritmos e, uma vez que o programa informático que se encontra escrito, o código deve ser compilado para que possa ser executado pelo computador.

Linguagem de Programação é um conjunto de regras sintáticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique sobre quais dados um computador vai atuar, como esses dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob cada circunstância.


2) As linguagens de Programação podem ser divididas em Linguagens de Baixo Nível ou Alto Nível.
As linguagens de baixo nível estão mais próximas do hardware ou nível de máquina. Tratam-se de linguagens que compreendem as características da arquitectura do computador e, assim, utiliza-se apenas instruções do processador. Um exemplo é a linguagem Assembly, que trabalha diretamente com os registradores do processador, manipulando, desta forma, dados.

As linguagens de alto nível estão mais próximas da linguagem humana e, por isso, longe do código de máquina. Desta forma, este tipo de linguagem não está diretamente ligado à arquitectura do computador. As características do processador, como instruções e registradores, não precisam de ser reconhecidas pelo programador de uma linguagem de alto nível, sendo assim abstraídas nesta.




3) Um algoritmo é uma sequência finita de instruções descritas de forma lógica, ordenada e não ambígua, a fim de resolver um problema. Este pode ser escrito com o auxílio de uma linguagem natural , utilizando expressões específicas.

Um programa corresponde a um algoritmo codificado numa linguagem de programação.
Escrever um programa de computador é traduzir um algoritmo para instruções capazes de serem expressas e executadas num computador. 
Os programas são visualizados mais facilmente como uma coleção de algoritmos menores combinados de um modo único.
Um programa é uma entidade que, na verdade, implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as pessoas que o utilizam.


4) Ada King era a Condessa de Lovelace, ficando conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa do século 19. Escreveu o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina: máquina analítica de Charles Babbage. 
Ada Lovelace teve um papel fundamental na programação, sendo considerada a mãe da programação. Foi ela quem desenvolveu os algoritmos que permitiram à máquina processar os valores de funções matemáticas e publicou uma coleção de notas sobre a máquina analítica.



Webgrafia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_de_computadores
https://conceito.de/programacao
https://becode.com.br/linguagens-alto-nivel-x-baixo-nivel/
https://www.tecmundo.com.br/programacao/2082-o-que-e-algoritmo-.htm
http://mmagalhaes10413.blogspot.pt/2015/05/ada-lovelace-e-o-seu-contributo-na.html


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fichas App Inventor