Modelos de Cor

Bom dia,
Hoje vamos continuar a abordar a temática "Imagem" e dentro desta os modelos de cor. 




Modelos de cor

Os modelos de cor fornecem métodos para especificar uma determinada cor, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, criando-se o seu espaço de cor.

Píxel é a unidade elementar do brilho e da cor, constituindo uma imagem digital.


Resolução é a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, isto é, o número de píxeis por linha e por coluna. A Resolução exprimi-se em píxeis por polegada (ppi).
A resolução determina o nível de detalhe e os requisitos de armazenamento de uma imagem.

Profundidade de cor é o número de bits utilizados para representar a cor de um píxel numa imagem e exprime-se em bits por píxel (bpp).

Quanto maior for a resolução de um ficheiro, isto é, quanto maior for o número de pixeis que o constitui, maior é o seu tamanho.


Modelo RGB

O modelo RGB (Red, Green, Blue) é um modelo aditivo e a junção das 3 cores primárias/dos comprimentos de onda da luz constitui a cor branca (1,1,1). A ausência de cor representa a cor preta (0,0,0). 
Cada cor deste modelo pode ser representada das seguintes formas: decimal (0-1), inteiro (0-255), percentagem (0-100%) e hexadecimal (00-FF). 
Este modelo aplica-se sobretudo na emissão de imagens de cor em monitores.


Modelo CMYK

Comparação entre modelo RGB e modelo CMYK
Este modelo surgiu a partir do modelo CMY (Cyan, Magenta, Yellow) ao qual se adicionou a cor preta (black) para facilitar na impressão. O modelo CMY é um modelo subtrativo, sendo que a mistura das 3 cores primárias de impressão/secundárias/complementares (ciano, magenta e amarelo) resulta na cor preta. A ausência de cor corresponde à cor branca. 
Este modelo utiliza-se sobretudo em impressoras, fotocopiadoras etc, sendo que os pigmentos de cor absorvem certas cores e refletem outras, daí ser um modelo subtrativo.






Modelo HSV
HSV é o modelo definido a partir da tonalidade (hue), saturação (saturation) e valor (value).
Tonalidade/matiz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas sendo que é exprimida num valor angular (0-360º).
Saturação é a maior ou menor intensidade da tonalidade e exprime-se em percentagem (0-100%). O 100% representa a cor forte/pura e o 0% é a ausência de cor ou a aproximação aos cinzentos. 
Valor pode ser a luminosidade (cor refletida) ou o brilho (cor emitida) de uma cor. Expressa-se também de 0-100%.
Este modelo é utilizado pelos artistas plásticos, pois é mais fácil manusear as cores em termos de tons e sombras do que apenas usar as 3 cores primárias, sendo deste modo mais intuitivo do que o modelo RGB.



Modelo YUV (Y- luminância, U- Blue, V-Red)

Ao contrário dos outros modelos, este modelo separa a informação de luminância da informação de crominância. É assim um modelo bastante prático em termos de compressão de dados.
Este modelo utiliza-se na televisão a cores, devido ao facto de conseguir separar a informação de luminância da de crominância, separando os sinais da TV a preto e branco e da TV a cores. É também o modelo utilizado nas câmaras de video.





Imagens
https://susanasarmento22.files.wordpress.com/2010/09/ggg.png
http://sala7design.com.br/wp-content/uploads/2016/06/o-que-e-rgb-cmyk-pantone-sala7design-cor.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiY7oLwVAuz3TIMS6snHJJCCo_CExzSaB2azOTBS60uLwimTO9Eucn0o1HSuvinRBvPtutWlWGc_ouEjdNhdOo6lyAVGlKwNPVVn39rn1R3WQBXQJtvzaxauSruxxPqOBrBXy6Hu5F7T4/s1600/52.PNG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEsOQtu5eGVyFoxwXCgQiqo2tkccYuBHvikpnBEhUmf72N8EhwY0SXxBr_WsY84uDuu28OyG_U-cXTbkzmFF5ICFsu6VDchyphenhyphen3EWVY01_YicXziKnd3CZb7upVDtwAa48_vqUmZdUmJntk/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fichas App Inventor